quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Arte ou Futilidade?


- Sempre me perguntam por que o Rococó é tido como fútil, um estilo decorativo e menor dentro das artes.

- Sempre respondo; se buscar o prazer do amor, rir, brincar e se divertir é ser fútil, então que tenhamos um mundo um pouco mais fútil e menos pedante.

sábado, 8 de outubro de 2011

Cheri


Pra espantar os fantasmas do Woody Allen e sua meia noite em Paris, nada melhor do que rever esse filme maravilhoso sobre a Belle Époque francesa. Tudo bem que o figurino, cenário e fotografia sustentam essa obra mais que o roteiro, mas talvez por isso mesmo já virou um dos meus filmes preferidos!!! É dificil americano acertar em filme de época fora dos EUA, mas com uma ajudinha francesa e alemã, acho que se saíram muito bem!!!

Bom final de semana a todos de vida fácil hehehehe

Novos projetos em Outubro

Rene Lalique, Libélula

Oi gente, este mês estou envolvido com meu TCC da PUCPR, ralando muuuuito nas pesquisas sobre gênero, joias e estética na Belle Époque francesa, mas é tão bom estudar algo que de fato a gente curte!!! Art Nouveau na cabeça hehehehe

Também estou esperando a publicação de mais um artigo meu na Revista Historien da Universidade de Pernambuco sobre o processo de delimitação e independência da Argentina, li muito sobre os séculos XVI, XVII e XVIII....Lima meteu tanto o bedelho que a gente nem imagina!!!

Ainda tem também o artigo sobre construção de identidade internacional pela cidade do Rio que irei defender na Universidade Federal Fluminense no início de novembro!!! enquanto isso vou empurrando minha dissertação de mestrado pro final do ano :X

Por isso, se ficar meio ausente, é porque estou muito ocupado, me entendam ^^

Meia Noite Em Paris...

Finalmente vi esse filme do Woody Allen....definitivamente não gosto dele :/
Uma vez comprei briga discutindo sobre Almodôvar e o véio do Allen; seu defensor acadêmico - e colega meu - resumiu bem suas obras: "são filmes paranoicos, como o próprio e isso que é legal!!!" Bem...eu não sou um intelectual norte-americano médio e muito menos paranoico, preferi a intensidade latina! Também não aprecio muito as décadas de 1910, 20, 30 e 40....o século XX só entra nos eixos na década de 50 e vai melhorando com a musica dos anos 60, a maresia dos 70, as cores dos 80 e a tecnologia dos 90....viver no passado deve ser horrível, não viveria sem todos os nossos avanços na saúde, ai sim acho que entraria na paranoia hahahahaha
A melhor frase do filme e que resume minha sensação como espectador foi a da personagem Adriane sobre a década de 1920: "Eu preferiria a Paris da Belle Époque"...e eu também, deixo as décadas das Grandes Guerras com os aficionados pela Art Deco :)

Juro que tento gostar, me esforço e sei da importância desse estilo...mas só consigo lembrar de hotéis menos 5 estrelas em centro de cidade...volto a repetir, Art Deco fica bem naquilo que surgiu ou se popularizou com ela, como cinemas, lanchonetes,...e....hum...o.0

Continuarei preferindo os bolos de noiva do ecletismo XD
Teatro Municipal (que é Estadual) do Rio de Janeiro

sábado, 1 de outubro de 2011

Warwick Goble

A Sereia

Pra quem curte ilustrações fantásticas (no sentido de fantasia) e com muita organicidade eu recomendo conhecer o trabalho de Warwick Goble (1862-1943). Influenciado pela Art Nouveau, Goble ilustrou inúmeros livros e periódicos. Um dos poucos que captou o espírito da Art Nouveau em seu simbolismo.

Ultrarrealismo

O que mais gosto do ultrarrealismo não é copiar a realidade, mas tentar imitar as máquinas, incluindo suas limitações!!!

Parabéns Roberto Bernardi :)

Pieter Bruegel, O Velho

Triunfo da Morte, 1562

Pra mim século XVI é Bruegel na cabeça!!! Adoro como ele se apropriou dos estudos demoníacos de Bosch e traçou um paralelo com o dia dia dos comuns. Pintando, anedotas, provérbios e a cultura popular holandesa foi um dos poucos retratistas sociais daquele período que nos permite entender, mas do que em livros, como era a humanidade naquele momento, bem como enxergar nossas raízes ocidentais.


Pré-Rafaelismo

Ophelia por John Millais, 1852

Até hoje não conheci NINGUÉM que estudasse o pré-rafaelismo, e para aqueles que tentam entender um pouco da identidade ocidental é primordial rever sua estética e seus debates sociais no século XIX. A Irmandade Pré-Rafaelitas, de 1848, composta principalmente por pintores como Dante Rossetti e John Millais, voltou-se ao misticismo medieval de um passado muito criticado pelos cânones do Renascimento, em especial os de Rafael. Esses novos artistas não buscavam a perfeição técnica, mas sim a ingenuidade e a honestidade a qual a arte deveria servir. Como Denis Diderot defendeu no século XVIII, a arte não precisa servir à verdade para ser bela. Muitas mentiras se tornaram realidade, mas antes precisaram ser mentiras. O homem jamais deve perder a capacidade de sonhar, já que é dela que a tão real realidade se constrói. Repetir a realidade é árido e viver sob verdades é um perigo para a humanidade.



Washington Silveira

Me deparei com essa obra na exposição Africanidades, no Museu de Arte da UFPR....e vocês, o que acham dessa organicidade?!

Neo Nouveau?!

Explicando o nome do blog: Art Nouveau é minha especialidade, Neo Nouveau é minha técnica e filosofia de vida...prontofeleitudo!!!


Brincadeiras a parte, muitos sabem que estudo as expressões artísticas francesas do século XVII ao XIX. Principalmente a relação da organicidade estética e da fuga à realidade que a arte faz tão bem. contra esse processo geométrico que se disfarça em tantos nomes (positivismo, industrialismo, neoconcretismo) que prega uma realidade prática, mas não-viva. Ainda busco a verdade humana na imaginação fértil, na fantasia que liberta a alma, nas curvas orgânicas evoluindo em complexidades......Pobremente classificadas pelas leis do progresso como um simples caos.

Um Sonho Verde

Não poderia deixar de publicar o video que fiz da nossa querida Sheilla Liz, uma das maiores artistas - reconhecida pela crítica internacional - a despontar no sul deste país:


Também mando o link de contos da artista que adoro; http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=78568

Projetos...tantos para terminar!!!

No momento estou envolvido com tantos projetos de pesquisa que não vejo o dia passar. Na última semana apresentei meu artigo Estado e Paradiplomacia: a posição do Brasil e da Argentina à cooperação descentralizada na UFPR em um Seminário Nacional. Recebi vários elogios e nenhuma ressalva :D

Fica a dica:

Depois de algum tempo aprendi a tirar proveito de tantos estudos e TCCs - já estou indo pro quinto :O. A sensação que tenho é que chegou a hora de colher os frutos depois de tantas horas de voo e aproveitar mais.Em breve sairão meus outros artigos que estão em fase final para publicação e vou postando por aqui.

Até mais pessoal!!!